segunda-feira, 15 de maio de 2023

Aula 23 - Criação e Simulação de Circuitos de Pneumática ou Hidráulica com FluidSIM

O software FluidSIM é utilizado para projetar e simular circuitos de Pneumática ou Hidráulica.
De forma amigável, você pode "clicar e arrastar" os símbolos de uma completa biblioteca para a área de desenho. Há mais de 100 símbolos normalizados e em poucos minutos seu circuito estará desenhado.
Bibliotecas: Pneumática/Hidráulica, Elétrica, Blocos Lógicos e Diagrama Ladder
Num único clique o circuito está pronto para ser simulado e assim pode ter testada a sua lógica. As linhas pressurizadas e energizadas são visualizadas em cada passo. As grandezas como pressão, vazão, velocidade, etc. podem ser monitoradas em cada ponto do circuito criado, a fim de um melhor dimensionamento.
O circuito pode ser exportado em formato "dxf" e aberto em qualquer pacote CAD. Diversos filmes didáticos estão incorporados ao pacote, com som em Português e imagens com qualidade DVD, que incluem animações e cenas de situações reais da indústria.
Clicando-se com o botão direito do mouse sobre cada componente do circuito obtém-se uma completa descrição de seu funcionamento. Há vários exercícios já prontos numa biblioteca para sua escolha. Identificação de componentes conforme a norma ISO pode ser desenvolvida .
Através de uma interface EasyPort (não inclusa) o FluidSIM® pode ser usado como um controlador virtual para comandar um equipamento real (uma bancada de eletropneumática ou eletro-hidráulica, por exemplo).
Além disso, pode-se também controlar os circuitos do FluidSIM® através de um CLP externo.

O Software Festo FluidSIM Pneumatic portable pode ser baixado em: Festo FluidSIM Pneumatic.

O Software Festo FluidSIM Hidraulic portable pode ser baixado em: Festo FluidSIM Hidraulic.

O arquivo tutorial para uso do software FluidSIM. pode ser baixado em: Simulação e criação de circuitos com software FluidSIM.

© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 20/01/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário