sexta-feira, 25 de março de 2022

EX 10 - Circuitos Hidráulicos Básicos - Válvulas de Centro Fechado no Circuito

As Válvula direcional de 4/3 vias com centro fechado para o movimento de um atuador, bem como permite que cada atuador individual, no sistema, opere independentemente de um suprimento de força.
As válvulas direcionais de centro fechado são aplicadas em sistemas hidráulicos quando se deseja obter força no repouso dos atuadores, o que é possível através do bloqueio do fluxo que iria para o tanque.
Neste circuito o Guindaste hidráulico deverá movimentar uma carga sobre três eixos através do avanço e recuo de atuadores hidráulico acionado por válvulas de alavanca, com três posições.
A lança, eixo 01, e a coluna, eixo 02, do guindaste são movimentada por atuadores hidráulico de dupla ação. Já a base, eixo 03, é controlada por um oscilador hidráulico que deverá ter redução de fluxo, pra tornar o movimento mais suave.

Este Diagrama Hidráulico está disponíveis no link: Diagrama 09: Exercício 09 - Guindaste para pequenas cargas ;

© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/02/2017

terça-feira, 15 de março de 2022

EX 09 - Circuitos Hidráulicos Básicos - Válvula de Contrabalanço no Circuito

Um Elevador de carga deverá transportar volumes de grande peso da linha de produção da plataforma A , para o estoque B ou C. Durante a retirada do material a plataforma deve ficar hidraulicamente fixada.
Quando a válvula direcional direciona o fluxo para o cabeçote traseiro do cilindro, o peso da carga conectado à haste do cilindro provocará uma queda incontrolável. A vazão da bomba não será capaz de manter a prensa.
Para evitar esta situação, uma válvula de pressão normalmente fechada é colocada abaixo da prensa.

Este Diagrama Hidráulico está disponíveis no link: Exercício 08 - Plataforma Elevatória de Cargas ;

© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 06/03/2017

sábado, 12 de março de 2022

EX 08 - Circuitos Hidráulicos Básicos - Circuito Regenerativo

O circuito regenerativo que está ilustrado consiste de uma bomba, uma válvula de alívio, uma válvula direcional com um orifício bloqueado e um cilindro 2:1. Com a válvula direcional na posição mostrada, ambos os lados do pistão do cilindro estão sujeitos à mesma pressão. O desequilíbrio de força resultante provoca o avanço da haste.
A descarga de fluido do lado da haste é adicionada ao fluxo da bomba. Visto que, em um cilindro 2:1 a descarga de fluido do lado da haste é sempre a metade do volume que entra do lado traseiro, o único volume que é bombeado pelo fluxo da bomba é a outra metade do volume que entra do lado traseiro. Para calcular a velocidade da haste de um cilindro 2:1 quando este está em regeneração, a seção transversal da haste é usada nos cálculos.

Este Diagrama Hidráulico está disponíveis no link: 17_02_07 Exercício 07: Forno de Tratamento Térmico ;

© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/02/2017

terça-feira, 8 de março de 2022

EX 07 - Circuitos Hidráulicos Básicos - Aproximação Rápida e Avanço Controlado

Avanço Rápido
Em muitos circuitos hidráulicos, um avanço rápido do cilindro é necessário até que a porção de avanço aproxime-se da área de trabalho. Este circuito é conhecido como um circuito com aproximação rápida e avanço controlado.
Para esta parte do circuito, a válvula direcional foi acionada e o fluxo da bomba é remetido para o cabeçote traseiro do cilindro. O fluxo de óleo da caixa flui livremente pela válvula de desaceleração. O fluido se movimentará através da válvula de controle direcional e voltará para o tanque.
Velocidade do Trabalho
É neste ponto do circuito que o came conectado à ponta da haste do cilindro aciona a válvula de desaceleração.
À medida que o came aciona o rolete, o fluxo através da válvula é gradualmente cortado. Esta válvula permite que uma carga ligada ao pistão do cilindro seja retardada a qualquer ponto do seu percurso, desde que o amortecimento ainda não esteja operando. No restante do percurso, o óleo que sai do lado do cabeçote dianteiro do pistão passará pela válvula de controle de vazão (ajustada à taxa de trabalho necessária), passando pela válvula de controle direcional e de volta ao tanque. Deve ser notado que a válvula limitadora de pressão abriu porque o controle de vazão excedeu à resistência do sistema.
Retorno
Neste croqui, o fluxo da bomba é direcionado através da válvula de controle até a válvula de retenção, a válvula de controle de vazão e a válvula de desaceleração. Pelo fato da válvula de retenção oferecer menor resistência, a maior parte do fluxo passará por ela. O fluido que sai da parte traseira do cilindro é direcionado através da válvula de controle direcional e de volta ao tanque.

Este Diagrama Hidráulico está disponíveis no link: 17_02_06 Exercício 06 - Morsa Hidráulica ;

© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/02/2017

domingo, 6 de março de 2022

EX 06 - Circuitos Hidráulicos Básicos - Válvula de Controle de Vazão no Circuito

O circuito de controle de entrada do fluxo funciona a partir de uma válvula controladora de vazão.
A função da válvula controladora de vazão é a de reduzir o fluxo da bomba em uma linha do circuito. Ela desempenha a sua função por ser uma restrição maior que a normal no sistema. Para vencer a restrição, uma bomba de deslocamento positivo aplica uma pressão maior ao líquido, o que provoca um desvio de parte deste fluxo para outro caminho. Este caminho é geralmente para uma válvula limitadora de pressão, mas pode também ser para outra parte do sistema.
As válvulas controladoras de vazão são aplicadas em sistemas hidráulicos quando se deseja obter um controle de velocidade em determinados atuadores, o que é possível através da diminuição do fluxo que passa por um orifício.
Este Diagrama Hidráulico está disponíveis no link: 17_02_06 Exercício 06 - Silo Descarregador para Veículos;

© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/02/2017

quinta-feira, 3 de março de 2022

EX 05 - Circuitos Hidráulicos Básicos - Válvulas de Centro Fechado no Circuito

A Válvula direcional de 4/3 vias com centro fechado para o movimento de um atuador, bem como permite que cada atuador individual, no sistema, opere independentemente de um suprimento de força.
As válvulas direcionais de centro fechado são aplicadas em sistemas hidráulicos quando se deseja obter força no repouso dos atuadores, o que é possível através do bloqueio do fluxo que iria para o tanque.
Este Diagrama Hidráulico está disponíveis no link: 17_02_05 Exercício 05 - Guincho para pequenas cargas;

© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/02/2017