quinta-feira, 26 de março de 2020

EX 44 - Circuitos Eletropneumáticos Automáticos - Comando Automático de furadeira

Você foi contratado com Auxiliar Técnico em uma Empresa de Fabricação de Painéis Eletropneumáticos para utilização em uma Furadeira automática que dispões de um dispositivo que prende e fura peças, onde o funcionamento é definido através de um circuito eletropneumático com comando bimanual.

Na atuação de seu trabalho lhe foi passado pelo gerente à proposta de desenvolver junto com seu colega de setor: o Croqui, o Diagrama Eletropneumático, a Descrição de Funcionamento e a Lista de Peças do conjunto a ser montada pela equipe técnica segundo as especificações descritas em manual de fabricante.

Esta máquina é uma furadeira, que possui uma trava pneumática da peça a ser furada. Essa trava é acionada por um comando chamado bi-manual; para o operador travar a peça ele precisa acionar dois botões quase que, simultaneamente, para que o atuador avance travando a peça. Esse comando é muito utilizado em máquinas para preservar a mão ou os dedos do operador, pois se ele estiver com as duas mãos ocupadas acionando os botões ele não colocará a mão na peça, entendido? Esse sincronismo com as mãos requer um tempo de tolerância, e na nossa máquina vamos utilizar um tempo de 0,5s. Esse tempo é realmente necessário, pois o operador pode travar um dos botões com alguma coisa acionando apenas um deles por peça furada.
© Direitos de autor. 2015: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 26/02/2015

2 comentários: