segunda-feira, 10 de abril de 2023

Aula 19 - Diagrama Trajeto-Passo com sensor de fim de curso escamoteável

Quando o diagrama Trajeto-Passo apresentar uma seqüência de movimento que cause o bloqueio do avanço ou retorno do atuador devido a permanência de sinal, devemos substituir o sensor de fim de curso por sensores escamoteável que atuará durante a borda de subida ou de descida do atuador.
O objetivo é evitar a produção de sinais permanentes por meio de interruptores de fim de curso com um posicionamento do rolo do sensor alguns milímetros antes do final do curso da haste. Ou seja, a a cabeça da haste nos dará um impulso à medida que passa pelo rolo dobrável do sensor, que desaparecerá logo que tenha passado pela posição do sensor.
No diagrama, a direção da ativação da válvula é indicada por uma seta, indicando se ocorre no avanço ou no recuo. 
É um método muito simples e econômico, mas tem uma série de inconvenientes , como o fato, uma fase começar sem ter realmente terminado a anterior (uma vez que os rolos do sensor têm que ser ligeiramente avançados) e também se os atuadores do circuito tiverem hastes longas ou ainda forem muito curtas, a ordem de avvanço é eliminada antes de chegar ao seu destino.
Na sequência A+,B+,B-,A-, temos o problema de que o fim do curso B0 impede que ao pressionar a Botoeira a seqüência começe. Além disso, se começasse, quando o cilindro A for estendido, pressionando o interruptor de fim de curso A1, o cilindro B não poderia continuar retraído.
Substituindo estes interruptores de limite para outros escamoteáveis, B0 acionado na borda de descida do Atuador 2 e A1 acionado no recuo do atuador 1, localizado alguns milímetros antes, resolveremos o problema.
O diagrama pneumático pode ser baixado em: O diagrama pneumático pode ser baixado em: 18_03_01 - Diagrama Trajeto-Passo Escamoteável.pdf
© Direitos de autor. 2018: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 12/03/2018

Um comentário:

  1. Boa noite amigo poderia me ajudar estou com esquema igual a esse para montar com acionamento solenoide e um 3 cilindro simples ação não esto conseguindo montar poderia me ajudar ?

    ResponderExcluir