segunda-feira, 3 de abril de 2023

Aula 18 - Automação Pneumática com Diagrama Trajeto-Passo

O diagrama Trajeto-Passo serve para representar a seqüência de movimento, analisar o funcionamento do circuito pneumático, e identificar os possíveis problemas que deverão ser solucionados através da correta especificação e posicionamento das válvulas e dos fins de curso necessários. 
Figura 01 - Diagrama Trajeto-Passo
Para identificação dos fins de curso, são utilizados números que indicam qual  atuador ele comanda e que tipo de movimento realiza (avanço ou retorno), conforme mostrado abaixo: 1º número – indica se comanda o atuador A ou B e o 2º número – indica se comanda avanço (PAR) ou retorno (IMPAR) do atuador.
Para facilitar o entendimento da abordagem a ser utilizada, serão utilizados o circuitos acima sob a óptica do acionamento: A+ B+ A- B-.
Uma válvula faz o atuador A avançar (1.2), quando o atuador A avança (A+) e toca o sensor 2.2 que faz o atuador B avançar (B+), o o atuador B toca o sensor 1.3 que faz o atuador A recuar (A-), ao recuar o atuador A toca o sensor 2.3 que faz o atuador B recuar (B-),
Figura 02 - Circuito Pneumático
O diagrama trajeto-passo representa a seqüência de operação dos elementos de trabalho. Indica o movimento desse elemento em relação a cada passo ( variação do estado inicial deste elemento). 
Para construção do diagrama devemos seguir a sequência abaixo: Os passos devem ser desenhados horizontalmente com as mesmas distancias. O trajeto não se desenha em escala, mas deve ser igual para cada unidade. No caso de existirem diversos elementos de trabalho, a representação deve ser da mesma maneira, fazendo a correspondência de cada passo ( uns sobre os outros). Os passos sempre colocados horizontalmente e com as mesmas distancias. O trajeto não precisa ser em escala e deve ser igual para cada unidade (cilindro).

O diagrama pneumático pode ser baixado em: 17_04_07 - Diagrama Trajeto-Passo.pdf

Este arquivo pode ser baixado em: 17_03_016 CAI Aula 16 - Automação Pneumática com Diagrama Trajeto-Passo.pdf

© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 18/04/2016

4 comentários: