segunda-feira, 8 de maio de 2023

Aula 22 - Exercícios de fixação de eletropneumática


11-) Fixação de peças: Por intermédio de uma válvula pedal, deve-se fixar peças em uma morsa. A peça deverá permanecer fixa ao ser liberado o acionamento. Esboço de Disposição:

       
Solução: Acionado-se a válvula direcional 3/2 vias, a haste do cilindro avança. Ao liberar-se o pedal 1.1 a haste do cilindro permanece avançada por causa da trava. O retorno efetua-se pelo destravamento do pedal.

12-) Distribuição de caixas: O deslocamento de uma esteira de rolos deve ser efetuado mediante o acionamento de dois botões, de forma tal que, na liberação destes deve manter a posição correspondente. Esboço de Disposição:

       
Solução: Acionando-se a válvula 1.2, a válvula 1.1 muda de posição pelo comando no piloto Z. A haste do cilindro de dupla ação avança deslocando a esteira de rolos para a segunda posição. Esta posição será mantida ate que seja emitido um sinal seguinte por meio da válvula 1.3 que, pilotando em Y, a válvula 1.1 leva esta ultima a comutação, provocando o retorno da haste do cilindro.

13-) Acionamento de um registro de dosagem: A dosagem de um liquido deve ser realizada mediante um válvula de acionamento manual. Deve existir a possibilidade de parar a válvula dosificadora em qualquer posição. Esboço de Disposição:

Solução: Mediante a válvula direcional de 4/3 vias a haste do cilindro pode avançar e recuar. Com a posição central da válvula (fechada), a válvula dosificadora pode parar em qualquer posição de seu curso.

14-) Acionamento de uma caçamba de fundição: Mediante um botão, a descida da colher de fundição deve realizar-se lentamente. O comando para o retorno da colher deve ser produzido de forma automática, ao fim de seu curso. Esboço de Disposição:


Solução: Todas a válvulas são alimentadas da unidade de conservação. Ao acionar-se a válvula 1.2, a colher baixa lentamente. Ao alcançar a posição final dianteira, o fim de curso 1.3 inverte a válvula 1.1. A colher sobe lentamente.


15-) Rebitagem de chapas: Ao acionar-se dois botões simultaneamente, um cilindro tandem deverá rebitar duas chapas sendo comandado por uma válvula de segurança bimanual. Esboço de Disposição:



Solução: São acionados dois botões 1.2 e 1.4. Se ambos os sinais estão presentes em um determinado tempo inferior a 0,5s o bloco de segurança bimanual deixa passar o sinal. A válvula 1.1 muda de posição e a haste do cilindro avança rebitando as placas.


16-) Distribuição de esferas: As esferas contidas em um alimentador vertical devem ser distribuídas alternadamente nos condutores I e II. O sinal para o retorno do cilindro 1.0 deve ser emitido por um botão manual ou um pedal. O comando de avanço deve ser produzido por um fim de curso com acionamento por rolete. Esboço de Disposição:


Solução: A válvula 1.1 muda a posição, quando 1.3 (botão) ou 1.5 (pedal) for acionado, através da válvula alternadora A haste do cilindro 1.0 recua e leva uma esfera para o condutor II. Chegando no final de curso traseiro, é acionada a válvula 1.2 que muda a posição 1.1 e a haste do cilindro avança levando outra esfera para o condutor I.

17-) Dispositivo para a colagem de peças plásticas: O sinal de partida é emitido mediante um botão.O cilindro após avançar sua posição final, deve prensar as peças durante 20s. Após esse tempo a hastedo cilindro deve voltar a sua posição final traseira. Esse retorno deve ser produzido de qualquer maneira,mesmo que o botão ainda esteja acionado. Um novo ciclo somente poderá ser realizado após a liberaçãodo botão e retorno da haste do cilindro Esboço de Disposição:


Solução: A válvula 1.1 muda a posição, quando 1.3 (botão) ou 1.5 (pedal) for acionado, através da válvula alternadora A haste do cilindro 1.0 recua e leva uma esfera para o condutor II. Chegando no final de curso traseiro, é acionada a válvula 1.2 que muda a posição 1.1 e a haste do cilindro avança levando outra esfera para o condutor I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário